terça-feira, 5 de abril de 2011

Vitiligo - o que é

O Vitiligo é uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Sua etiologia ainda não é bem compreendida, embora o fator autoimune pareça ser importante. Contudo, estresse físico, emocional, e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença. Patologicamente, o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo — a melanina. A doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10 a 15 anos e 20 a 40 anos.

Essa visível despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas (hipocromia) de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos e genitais. Os pêlos localizados nas manchas de vitiligo se tornam esbranquiçados. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protetor, conferindo um risco para o desenvolvimento de câncer de pele.

Um comentário:

  1. Ela é uma doença de origem genética. Ela é o resultado da despigmentação da melanina da pele, ou seja, todos estão sujeitos a desenvolver está doença, seja por ter perdido um ente querido, perda de um amor, falta de dinheiro, depressão... tudo que possa te afetar inconscientemente ou consciente. . Não há cura. O que há são medicamentos para clarear a pele não afetada de modo eles ficar da mesma cor da pele atingida ou um produto para escurecer a parte atingida para ficar da mesma cor que a pele não atingida. Vários estudos sugerem uma susceptibilidade genética e em cerca de 1/3 dos casos encontra-se história familiar entre os indivíduos com vitiligo. Estudos sugerem que o estresse pode ser um fator desencadeante em pessoas com predisposição ao vitiligo. abs.

    ResponderExcluir